18.12.11

Apresentação da Pesquisa


Fonte: Imagem cedida por Élida Hernandes
Através deste trabalho de pesquisa buscamos mostrar um pouco da história da Praça das Carretas. Esta investigação foi realizada com base em histórias de vida de moradores que vivem nos arredores da praça, com entrevistas informais com pesquisadores do assunto e também com pessoas que, de alguma forma, conhecem um pouco da história da Praça das Carretas. 
     A pesquisa também foi feita com base em jornais antigos e recentes disponibilizados pela Senhora Élida Hernandes, que estuda o tema das praças bajeenses. Nesse trabalho foram produzidos diários de campo das visitas à praça. O nosso objetivo é de reconstruir a história da praça a partir das memórias de quem vivencia ou vivenciou o espaço. Utilizamos como instrumentos de pesquisa o gravador de voz, máquinas fotográficas e filmadoras.
Objetivo: conhecer um determinado lugar (território, espaço...), no caso a Praça das Carretas, a partir da memória, da lembrança das pessoas, ou seja, das narrativas.
Podemos observar que ao falar sobre determinado espaço, a pessoa fala de sua própria vida, traz outras lembranças (filhos, irmãos, trabalho etc...). Percebemos com isso que o lugar (a Praça das Carretas) faz parte da história de vida das pessoas. O lugar constroi vínculos, identidades. Ele faz lembrar.
Hoje a praça das carretas está abandonada. É como se a vida das pessoas que vivem ao redor também estivesse abandonada. Ela perde um pouco de suas referências, de seu sentido histórico sem a praça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário