12.12.11

Polêmica dos cavalos

 Por ser Bagé conhecida como o “Berço do Cavalo Crioulo” e uma das cidades mais tradicionalistas do estado, foram colocadas duas esculturas de equinos , denominados de Ventania e Aragano, no pórtico de entrada da cidade. Porém em 2008 foram retiradas do local e transportadas para a Praça das Carretas. Em seu lugar foi feito um novo pórtico de entrada. Isso deu origem a uma polêmica que permanece até os dias atuais. Parte da população não gostou da mudança, argumentando que os cavalos representavam de forma mais adequada a identidade de Bagé. Além disso, não houve uma consulta popular para decidir sobre o fato. A presença desse tema nos depoimentos dos nossos três entrevistados: Dona Elvira, Élida Hernandes e Vitor Hugo, reforça a ideia de um assunto controverso que divide opiniões na cidade.
        Dona Elvira, por exemplo, tem a opinião de que as esculturas devem permanecer na Praça, porque atrai pessoas, principalmente crianças, que costumam brincar e tirar fotos. Élida e Vitor, ao contrário, pensam que os cavalos deveriam voltar para a entrada da cidade, pois além de ser seu local de origem, argumentam que na praça estão sendo depredados.
      Segundo publicado no jornal Minuano de 5 de Julho de 2009, em coluna assinada por Gilmar de Quadros, foi afirmado que houve uma campanha em rádios e jornais locais em oposição à transferência das esculturas para praça. Inclusive é denunciado que essa transferência foi feita pelo poder público na “calada da noite’’. Quem sabe com uma consulta popular, com divulgação na imprensa (meio de comunicação), a população pudesse manifestar o desejo de retorno das figuras equinas para o local de origem?

Para mais informações consulte estes links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário